Administração
+55 41 3420 3526

Comercial
+55 41 3420 3515

Fiscal
+55 41 3420 3561

Operacional
+55 41 3420 3583

RH
+55 41 3420 3577

Siscomex
+55 41 3420 3528

Junto com os gestores de meio ambiente da Cattalini estiveram pesquisadores do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná, integrantes da Associação de Surf de Paranaguá e da Associação de Recicladores da Ilha dos Valadares

A quinta edição do Expobento – Feira de Ciências do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, realizada na última semana, foi a oportunidade para que alunos e professores apresentassem o resultado de suas pesquisas desenvolvidas em sala de aula. No total, 60 trabalhos foram expostos e tiveram por base um único tema: Bioeconomia - diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.

A Cattalini Terminais Marítimos integrou-se ao “Expobento”, com a apresentação de seus projetos e parceria voltadas à preservação da natureza e do ambiente marinho, à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais. No evento, os alunos também puderam participar de enquete dando sua opinião sobre que melhorias gostariam de ver no seu bairro.

“Nossa intenção é estarmos próximos da comunidade e conhecer de que maneira podemos continuar contribuindo para uma melhor relação com os moradores do entorno da empresa. Esta é um momento importante porque mostra a qualidade das pesquisas dos estudantes e como podemos estar alinhados com estes projetos”’, declarou a engenheira ambiental da Cattalini Terminais, Gabriella Leal.

Junto com os gestores de meio ambiente da Cattalini estiveram pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrantes da Associação de Surf de Paranaguá (Aspar) e da Associação de Recicladores da Ilha dos Valadares.

“A Aspar acredita que o papel das entidades ligadas ao surf vai muito além de apenas organizar campeonatos, pois sabemos que tão importante quanto promover e incentivar novos surfistas é a formação de cidadãos conscientes, ligados ao meio ambiente e com boa índole. A Aspar acredita no surf como ferramenta de transformação social e seguimos neste caminho, tentando fazer do mundo um lugar melhor para se viver”, declarou Alessandro do Rosário, diretor-executivo da Associação.

PESQUISAS

O “Expobento” tem a tradição de apresentar importantes projetos de pesquisas desenvolvidos pelos estudantes, alguns deles reconhecidos nacionalmente pela importância dos temas abordados e pela profundidade dos estudos, entre eles, o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Neste ano, foram apresentadas pesquisas sobre o uso da energia solar, agroecologia, reutilização da água, uso sustentável de materiais recicláveis, reaproveitamento de alimentos, entre outros.

Entre as pesquisas estava a dos alunos do 8º e 9º ano do colégio, Nayume Niere Olleros, Isabele Eduarda Teixeira do Carmo e Vinicius Chieregato Vieira, que desenvolveram um mecanismo para reuso da água dispensada do bebedouro. Em 20 dias de experimento, foi possível economizar 330 litros de água.

“Nós pensamos em ajudar o meio ambiente, evitando desperdício e também a escola que poderá usar a água estocada para limpeza. Nossa pesquisa nos ajudou a entender que é possível contribuir com a preservação ambiental com medidas simples, como banhos mais rápidos e reaproveitamento da água”, disso o aluno Vinicius Chieregato Vieira

Na Feira de Ciências também foi conhecido o vencedor do concurso de redação sobre o meio ambiente, iniciativa que buscou incentivar a leitura, a prática da escrita e a conscientização ambiental dos estudantes. O aluno do 9º ano Luiz Phelippe Alvez Pires, de 15 anos, ganhou uma bicicleta doada pela Cattalini Terminais.

“Esta foi a primeira vez que eu participei de um concurso de redação. Eu prestei atenção da palestra sobre preservação ambiental e reciclagem e consegui fazer um bom texto. Sei que a empresa faz um ótimo trabalho para o meio ambiente e eu faço parte de vários projetos que a Cattalini promove na escola, como as aulas de capoeira e de música, na Filarmônica Antoninense”, disse o estudante.

Assessoria de Comunicação
imprensa@cattaliniterminais.com.br