Administração
+55 41 3420 3526

Comercial
+55 41 3420 3515

Fiscal
+55 41 3420 3561

Operacional
+55 41 3420 3583

RH
+55 41 3420 3577

Siscomex
+55 41 3420 3528

O projeto “Cattalini no Combate à Covid-19” integra o Programa de Sustentabilidade da empresa e tem sua atenção voltada às famílias em estado de vulnerabilidade social

As ações de combate à Covid-19 adotadas pela Cattalini Terminais Marítimos receberam nesta quinta-feira (3) o Selo Sesi Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2020. Neste ano, o Selo destacou as boas práticas relacionadas à prevenção da doença.

O projeto “Cattalini no Combate à Covid-19” integra o Programa de Sustentabilidade da empresa e tem sua atenção voltada às famílias em estado de vulnerabilidade social, especialmente, crianças e adolescentes das classes mais carentes.

Entre as ações desenvolvidas estão as adotadas internamente junto aos colaboradores da empresa, fornecedores e visitantes, entre elas, a aferição frequente de temperatura, fornecimento de álcool em gel, adoção da modalidade home office e adaptações para promover o distanciamento nos ambientes de trabalho. Também houve a doação de álcool em gel e máscaras para escolas e entidades assistenciais e, entre abril e setembro, 10 toneladas de alimentos foram distribuídas, atendendo mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade.

No pátio de caminhões, os motoristas são orientados a usar máscaras de proteção e higienizar as mãos com álcool em gel disponibilizado pela empresa. No local foi montada estrutura para auxiliar na prevenção e controle da COVID-19. Diariamente, todos os caminhoneiros passam pela triagem feita por profissionais da saúde, com aferição da temperatura, aplicação de questionário sobre condições de saúde e apresentação de informações sobre o enfrentamento da doença.

Mesmo que o motorista tenha passado recentemente pelo pátio de caminhões ele retorna ao atendimento na triagem. Caso o motorista apresente alguma alteração no seu quadro de saúde ou sintoma da COVID-19, o médico é acionado para avaliação e adoção de medidas, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Outra ação importante foi a compra de equipamentos e insumos médicos para ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19. A Cattalini uniu-se à 25 empresas, sindicatos, cooperativas e outras instituições para a doação de um total de R$ 2,45 milhões destinados ao fortalecimento da rede de saúde local, preparando-a para atender com eficiência e segurança os pacientes em tratamento da Covid-19 e equipar o Hospital Regional, referência no atendimento de moradores dos sete municípios do litoral paranaense.

Reconhecimento

Em um período de uma semana, esta foi a segunda vez que as ações de sustentabilidade da Cattalini Terminais Marítimos receberam reconhecimento. Na quarta-feira passada (25), a empresa foi homenageada com o Título de Honra ao Mérito aprovado de forma unânime pelos vereadores da Câmara Municipal de Paranaguá e, nesta quinta-feira (03), recebeu o Selo Sesi ODS 2020 pela sua contribuição no combate à Covid-19.

Para o diretor-presidente da Cattalini Terminais, José Paulo Fernandes, as homenagens e reconhecimentos direcionados à empresa são resultados de um esforço conjunto que envolve todos os colaboradores. “Divido esse importante momento para a história da nossa empresa com o nosso time que contribui para o nosso crescimento e para a realização de ações sociais voltadas à comunidade. Nosso Programa de Sustentabilidade está consolidado e representa o nosso compromisso para o desenvolvimento econômico e social das pessoas”, considerou.

Selo Sesi

O relatório divulgado pelo Sesi mostra a assistência de 230 indústrias, empresas, organizações da sociedade civil, instituições do poder público e de ensino para o enfrentamento da Covid-19, visando a prevenção, proteção e redução dos impactos da pandemia na sociedade, assim como para o alcance dos ODS que foram diretamente impactados.

Os objetivos ODS dedicam-se a uma agenda voltada à prosperidade das pessoas, mas respeita o planeta, que deve ser implementada por meio de parcerias e ser orientada pela paz entre os povos.

“O objetivo foi de estimular as instituições paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas para a prevenção e combate da Covid-19 e ações pós-pandemia. Isso reforça o compromisso do setor empresarial em contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios aos negócios, equidade social e respeito ao meio ambiente”, declarou José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e IEL no Paraná.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Assessoria de Comunicação
imprensa@cattaliniterminais.com.br