Administração
+55 41 3420 3526

Comercial
+55 41 3420 3515

Fiscal
+55 41 3420 3561

Operacional
+55 41 3420 3583

RH
+55 41 3420 3577

Siscomex
+55 41 3420 3528

“O apoio prestado aos Bombeiros para atender a emergência na Vila Rute mostrou que as nossas ações não se limitam às instalações da empresa, mas também ao atendimento de possíveis emergências na comunidade”

Diretor-presidente da Cattalini

Depois de perder a casa em um incêndio, há pouco mais de um mês, a pensionista Maria Fátima Souza, moradora do bairro Vila Rute, em Paranaguá, comemora a reconstrução do seu lar. A mobilização no canteiro de obras reúne amigos e vizinhos. 

“Eu nunca imaginaria passar por isso na minha vida, perder a minha casa desta maneira. Mas, hoje, estou muito feliz porque estou recebendo a ajuda de muitas pessoas, algumas que nem conheço, para ter a minha casa de volta. Não tenho como agradecer a tudo o que está sendo feito por mim e minha família. Graças à ajuda de todos eu terei a minha casa pronta logo, logo”, disse a pensionista, emocionada. Enquanto aguarda a conclusão da obra, Maria Fátima e seus filhos estão alojados na casa de parentes.

O filho dela, Fábio Luiz Souza, auxilia na obra e diz estar ansioso pela nova residência. “Não tenho muito conhecimento para construção, mas faço o que posso para ajudar e ter a nossa casa de volta. Foi um desespero perder tudo, mas hoje estamos mais confiantes que as coisas vão melhorar”, afirmou.

Para debelar as chamas no local e evitar que o fogo se alastrasse, o Corpo de Bombeiros teve o apoio dos Brigadistas de Emergência da Cattalini Terminais Marítimos, empresa localizada nas proximidades da residência atingida. Foram utilizados equipamentos e água do terminal portuário no primeiro combate e durante a ação dos bombeiros.

“O apoio prestado ao Corpo de Bombeiros para atender a emergência na Vila Rute mostrou que as nossas ações não se limitam às instalações da empresa, mas também ao atendimento de possíveis emergências na comunidade”, considerou o diretor-presidente da empresa, José Paulo Fernandes.

Prevenção

A Cattalini conta com cerca de 140 Brigadistas de Emergência que atuam na linha de frente na prevenção e controle de incidentes nas áreas operacionais dos quatro Centros de Tancagem da empresa, no píer privado da Cattalini e no píer público de inflamáveis. Todos são preparados continuamente, participando de cursos e treinamentos e de exercícios simulados para atuar em cenários de emergência. Somente em 2019, o grupo somou mais de 6.000 horas de treinamento. 

Recentemente, a sala para a Brigada de Emergência da Cattalini, localizada no Centro de Tancagem (CT) 3 da empresa, recebeu melhorias e novos equipamentos, reforçando o compromisso do terminal portuário com a prevenção e atendimento à possíveis intercorrências em suas instalações.

A estrutura é semelhante às existentes nos demais CTs da empresa,  e conta, por exemplo, com uniformes, capacetes e acessórios organizadamente dispostos,  proporcionando agilidade na utilização pelos brigadistas, além de extintores, equipamentos de proteção individual, mangueiras e demais ferramentas utilizadas nas ações.

“Contamos com uma das instalações de brigada mais modernas e organizadas do Porto de Paranaguá. Trabalhamos continuamente com ações de prevenção e isso se reflete no nosso dia a dia, porque temos equipamentos de alta tecnologia e pessoal devidamente preparado para agir se necessário”, declarou o coordenador operacional do CT3, Rodrigo Teixeira Voi.

Segurança

A nova sala da Brigada de Emergência se soma aos demais investimentos em segurança realizados empresa. Para atender a eventuais intercorrências, a Cattalini conta com equipamentos de prevenção e combate a incêndios, contenção e recolhimento de derrames, equipamentos para atendimento pré-hospitalar, dentre outros.

“Trabalhamos com a prevenção e a nossa intenção é continuarmos investindo na modernização de equipamentos de alta tecnologia e desenvolvimento constante dos brigadistas. Cumprimos de forma irrestrita todas as normas internacionais do segmento e somos uma empresa reconhecida pela segurança das nossas operações”, frisou o gerente operacional sênior, Carlos Katsuji Ichi.

A empresa possui tanques que armazenam água para combate a incêndio que somam aproximadamente 14 milhões de litros de água doce e atendem a todos os centros de tancagem. Toda essa estrutura está interligada a um sistema de prevenção e combate a incêndios que capta a água do mar através de duas potentes bombas de propulsão a diesel, tornando-o independente de alimentação por energia elétrica.

Assessoria de Comunicação
imprensa@cattaliniterminais.com.br