Administração
+55 41 3420 3526

Comercial
+55 41 3420 3515

Fiscal
+55 41 3420 3561

Operacional
+55 41 3420 3583

RH
+55 41 3420 3577

Siscomex
+55 41 3420 3528

"O aproveitamento dos aprendizes na Cattalini é muito eficaz e está acima da média. A empresa forma, qualifica e absorve a mão de obra",  Marciney Oliveira - fundador do INAT

O programa Jovem Aprendiz na Cattalini Terminais Marítimos tem mostrado resultados importantes ao longo dos últimos anos. Grande parte dos jovens são efetivados após o período de aprendizagem, o que representa, segundo o fundador do Instituto Nacional do Trabalhador (INAT), Marciney Oliveira, um diferencial entre as demais empresas portuárias locais. Criado há seis anos, o INAT já atendeu 665 aprendizes. Atualmente, a entidade conta com 145 jovens aprendizes em atividade, distribuídos em 28 empresas locais.

“O aproveitamento dos aprendizes na Cattalini é muito eficaz e está acima da média. A empresa realmente põe em prática o esperado neste programa, ou seja, ela forma, qualifica e absorve a mão de obra”, relatou.  Desde 2014, quando teve início a parceria entre a entidade e a empresa, 69 jovens aprendizes trabalharam na Cattalini. Deste total, cerca de 70% foram contratados.

Entre os aprendizes que foram efetivados, está Stefani Araujo dos Santos, que trabalha como Auxiliar do Departamento de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ). Ela começou como aprendiz em fevereiro de 2018 e um ano depois foi admitida. “Fiquei muito feliz quando recebi a confirmação que seria contratada para o meu primeiro emprego. Eu me empenhei para ter essa oportunidade e hoje tenho muitas responsabilidades e várias tarefas e vou continuar me esforçando para desempenhar um bom trabalho”, declarou.

Para a Coordenadora de Recursos Humanos da Cattalini, Fabiana Stieglitz Pio de Abreu, a qualidade dos aprendizes contratados é bem elevada. “Todos os jovens passam por um processo seletivo que inclui o recrutamento, entrevistas e avaliação documental. Em função do perfil da empresa, admitimos aprendizes de 18 a 23 anos. Ao contratarmos os jovens para nosso quadro passamos a contar com colaboradores que já possuem experiência na empresa, conhecem nossa rotina e atividades, bem como nossos valores e princípios”, destacou.

Atualmente, 19 jovens são aprendizes nas áreas operacional e administrativa da Cattalini Terminais, resultado de convênios firmados com o INAT e com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), como o aprendiz Johnny Reis, de 19 anos. Ele está concluindo o curso Técnico em Enfermagem e trabalha no departamento SSPAQ, como assistente do Médico do Trabalho.

“Em março de 2018 comecei a trabalhar na área operacional e seis meses depois passei para o administrativo. Hoje tenho dimensão da importância que a empresa dá ao colaborador e quantas oportunidades ela oferece”, salientou Reis. Ainda em 2020 ele vai iniciar a faculdade de Enfermagem. “Aqui eu pude ver que essa é a área que eu quero atuar. Espero poder continuar trabalhando na empresa, onde aprendi muito e quero continuar aprendendo. Estou muito feliz em poder fazer parte desta equipe”, disse Reis.

Castradamento

Os cadastros para o Programa Jovem Aprendiz podem ser feitos no INAT e/ou no CIEE. O INAT/PR (Instituto Nacional do Trabalhador) está localizado na Rua Marechal Deodoro, 149 -2º Andar - Centro Histórico - Paranaguá-PR - Telefone: (41) 3425-8112 ou 3722-1510 e o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR está localizado na Rua Faria Sobrinho, 309, Centro, Paranaguá. Telefone: (41) 3422-8803 e e-mail: paranagua@cieepr.org.br.

Assessoria de Comunicação
imprensa@cattaliniterminais.com.br